terça-feira, 23 de novembro de 2010

Estou sofrendo de novembrite!

Pra quem não tem ideia do que eu estou falando, novembrite é uma palavra inventada para explicar toda a tensão vivida pelos vestibulandos nessa época do ano - a reta final. E sim, a minha novembrite está elevadíssima!
Nervosismo, cansaço, stress, fome, sono, insônia, cabeça a mil, insegurança e ataques histéricos junto com muito choro...esses são os sintomas da minha novembrite! Como consequência sofro com o cansaço físico, a queda da resistência ou uma dor de cabeça que durou 40 horas. 
E sabe que é o pior? não é a primeira (nem a segunda) vez que eu sofro com ela... por que eu não fico imune?
O sentimento de "não aguentar mais", alternado a elevadas "não posso perder tempo" é comum a qualquer vestibulando, principalmente os "jurássicos" (tipo eu) - aqueles já estão na luta há um tempo -  e chorar pelos cotovelos, sonhar com números, passar a noite acordada estudando (mesmo que não esteja sendo produtivo) não vai ajudar em nada no controle da novembrite... mas como dizer a mim que esse não é caminho certo?
Quando já se esteve próximo da vitória, nas listas dos excedentes, ou quando já sente vergonha por ainda não ter passado, a novembrite vem ainda pior. A pressão feita por mim (aliás, a única pessoa que me pressiona sou eu mesma, graças a Deus tenho uma família que me apoia muito, mais que isso... acredita muito!) no mês do "tudo ou nada" intensifica ainda mais todos os sintomas dessa "doença" maluca...
E sabe qual é a maior dor da novembrite? A dor da consciência!
Se estou cansada e vou dormir, acordo com um sentimento de culpa horrível... se passo a noite estudando e não foi produtiva, fico exausta no outro dia e não produzo como queria... mais culpa!
A novembrite me deixa "de cama" quando estudo bastante um assunto, faço milhões de questões e vem UMA QUESTÃOZINHA, apenas uma... pra me provar que eu não sei NADA! E agora? Volta pra teoria? Deixa de lado essa questão e acredita nas 99,9% das outras questões acertadas?
Novembrite também cria dúvidas ou -como denominei- CONFUSÃO GENERALIZADA... aliás, esse sintoma piora no dia da prova, quando questões parecem ser muito fáceis e logo mudamos as respostas, afinal, "é impossível que seja essa a resposta... está obvio demais!" e pimba! Perdemos a questão alí... por conta da maldita novembrite! 
Os horários? Ficam malucos... o jantar vira café da manhã, o almoço não existe e energético vira água! Deixamos de comer, não pela comida engordar, mas sim porque isso, nesse momento, É PERDA DE TEMPO. Inclusive ir ao banheiro é uma tremenda perda de tempo... 
Com tantos sintomas, qual o melhor xarope para a novembrite? Eu ainda escolho o estudar mais sem parar num pique olímpico de horas e horas, já que não quero mais um ano inteiro disso para mim... mais ainda, rezo muito, para que Deus não me deixe desistir...







É isso...

Beijinhos!

(perdi quarenta minutos escrevendo isso!)

Um comentário:

Lilian Azulay disse...

Na reta final do vestibular, é comum querer compensar o que foi deixado de lado(não que vc tenha deixado) mais o Novembrite não pode resolver tudo.. Se até aqui você estudava de 8 horas por dia, este não é o momento pra aumentar a carga para 24 horas de estudos.
Estude e acredite em você e no seu potencial. Faça o melhor que puder.
Não abandone as atividades de lazer e esporte, pois elas o auxiliam a controlar a ansiedade e o estresse.
O controle emocional é parte importante na preparação para o vestibular. Fazer uma prova com tranqüilidade é um enorme passo para um bom resultado.
Durma bem. O sono também é essencial para o processo de aprendizagem, além de recarregar nossas energias.Alimente-se direito. Uma dieta balanceada fará com que você se sinta melhor, além de contribuir com os nutrientes necessários para o desenvolvimento das atividades intelectuais. Coma frutas e verduras. Evite alimentos gordurosos e beba bastante líquido. Controle os enegéticos e o café. Reduza essa sua ansiedade, vc pode muito mais que você imagina eu sei que a sua cobrança é maior que vc pensa, lembre-se do seu potencial, você pode e vai conseguir, tenha paciência, fé e principalmente confiança, chega de pensar negativo vc é muito mais do que imagina.Encare a ansiedade e o medo com naturalidade. Todos sentem a mesma coisa diante de um desafio.
Confio em vc e siga seu caminho.
Te amo.